Quando a motivaçao deve ser o erro para existir ensinamento eficaz

Sabemos que nao é legal errar sempre porém existe um parênteses muito importante a ser ressaltado neste assunto. A importância do erro é fundamental em qqr aprendizado. Na palhaçaria observamos o erro como principal vetor para o espetáculo acontecer. Na minha concepçao ,por ter em minha alma uma criança faminta e curiosa junto com um palhaço atuante, o teatro além de nos acrescentar culturalmente em vários pontos nos desperta sempre um reflexo consciente em nós mesmos dado a representaçao de arquétipos existentes em nossa sociedade. O palhaço do bem faz isto com propriedade.

O que quero passar neste texto, dps de ler Augusto Cury ” Pais brilhantes, professores fascinantes ” é que valorizar o erro sem acusar o errante publicamente por algum impacto que o erro causou é mais do que necessário no processo de aprendizado saudável. O erro nada mais é do que o protoganista de todo aprendizado. Deve ser valorizado de foram oculta. O erro por si só nao é o aprendizado. Observem: Acertar e/ou errar nos confunde pelo que é imposto socialmente. E quando isto é colocado de forma coletiva os danos e respostas podem gerar traumas, no entanto se é despertado de forma individual e faz repensar sobre o erro em si mesmo, sem ser a finalidade causa o que é de grande importância. A aceitaçao em si calcada na conscientizaçao de nossos atos que é o principal.

Vivi mto tempo em um ”hospício saudável” que era um curso de acompanhamento escolar onde se armazenavam adolescentes com o consentimento dos pais desesperados que acreditavam em laudos médicos e remédios. Junto com o auxílio dos instrutores e um estudo breve nao se obtém ganhos positivos e concretos. Educar, ensinar, sob nenhuma hipótese é obter resultados. Por lá, acredito eu, pela minha vivência que a falha era dos pais por desejarem se livrar de um problema que nao os pertenciam propriamente. Entramos no campo emocional onde os erros sao mais recorrentes. Permaneci por lá por motivos financeiros e acabei por compactuar com a tarefa de conquistar notas boas pois nao podia dizer e discorrer sobre princípios em uma sala onde só havia este objetivo. Salvo a possibilidade de ser demitido.  O professor é o maior dos alunos, e precisa entender isto. A maioria das pessoas nao entra neste mérito. O assunto é polêmico e vai contra toda estrutura política. A honestidade e a competência, por vzs, faz sua própria cabeça ser visada. Isto acontece muito no nosso país. Sobretudo, na área aducacional. Se, e somente se, houver a absorçao deste conhecimento e a aplicaçao de métodos criativos e inovadores acredito que empreender de forma inteligente e despertar o interesse para questionar, tendo o erro sempre como plano de fundo e agente motivador trará uma nova cara e mudará muitos processos sobre o que se diz sobre educaçao fundamental. Trasmitir valores me é familiar e suporta mais conhecimento do que só tirar 10. E viva a consciência do erro, nao a manutençao dele. Image

Advertisements

About guscappelli

Efervescência pensante, professor de matemática que na medida do possível, entusiasma senão entristeço mesmo. Dado a dificuldade do domínio e da exemplificação desta ciência que é tabu para muitos.
This entry was posted in Uncategorized. Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s